quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sindrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é o nome dado a um grupo de problemas que algumas crianças (e adultos) têm quando tentam comunicar com outras pessoas.

Esta Síndrome foi identificada em 1944, mas só foi oficialmente reconhecido como critério de diagnóstico no DSM-IV em 1994. Como resultado, muitas crianças foram mal diagnosticadas com síndromes como Autismo, Perturbação Obsessivo – Compulsivo, etc.


Ao longo dos tempos muitos foram os termos utilizados para definir esta síndrome, gerando grande confusão entre pais e educadores. Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais suave e de alta funcionalidade daquilo que é conhecido como o espectro de desordens pervasivas (presentes e perceptíveis a todo o tempo) de desenvolvimento (espectro do Autismo).


Esta síndrome parece representar uma desordem neurobiológica que é muitas vezes classificada como uma Pervasive Developmental Disorders (PDD). É caracterizada por desvios e anormalidades em três amplos aspectos do desenvolvimento: interacção social, uso da linguagem para a comunicação e certas características repetitivas ou perserverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses. 



A Sindrome de Asperger pode passar despercebida nos primeiros anos de vida. Mas assim que a crianca entra na escola, a disfuncao social causa exclusao e faz com que o ano escolar se torne um fato doloroso na vida da crianca.


Quero agradecer o Guilherme Diehl de San Francisco, California que me enviou um email com essas informacoes e se colocou a disposicao pra qualquer pergunta. Ele eh formado em psicologia e eu tenho absoluta certeza que vai poder ajudar muito. Entao qualquer pergunta pra ele, eh so me enviar ou por aqui, ou por email : dutra_juliana@hotmail.com.
Envio a pergunta a ele e assim que ele responder, posto aqui. Ou mando email de volta com a resposta.

Aqui uma parte de um desenho animado que fala sobre Asperger. Ja vi o filme e gostei muito. Recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Sugestões.